Por ocasião do trigésimo aniversário do falecimento de Miguel Torga, o Doutor Sérgio Neto (Faculdade de Letras da Universidade do Porto, CITCEM) profere uma conferência intitulada “‘Uma História Trágico-Telúrica’. Miguel Torga e a Guerra Civil de Espanha”.
Esta conferência insere-se numa iniciativa conjunta da Universidade Popular de Coimbra / Ateneu de Coimbra e da Casa-Museu Miguel Torga. O programa completo consta de:
17:30 – Sala do Catálogo da Biblioteca Municipal
Inauguração de uma exposição itinerante alusiva a Miguel Torga sob o lema “Não há pensamento onde não há liberdade”
18:00 – Sala Sá de Miranda
Apresentação de Catálogo sobre a Casa Museu Miguel Torga, Vereador Francisco Queirós
Conferência “’Uma História Trágico-Telúrica’. Miguel Torga e a Guerra Civil de Espanha”, Doutor Sérgio Neto
A Guerra Civil de Espanha foi um acontecimento marcante na primeira metade do século XX, tendo atraído a atenção de muitos escritores, artistas e intelectuais, alguns dos quais se envolveram diretamente no conflito. Quase sempre ausente das coletâneas internacionais que listam tais autores, Miguel Torga permanece, em todo o caso, um exemplo desse ativismo político e cultural. Veja-se que lhe dedicou poemas, passagens do Diário e boa parte do “quarto dia” de A Criação do Mundo.
A conferência pretende discutir o contributo de Miguel Torga, versando a Guerra Civil de Espanha, perante a ditadura portuguesa, ao mesmo tempo que a procura enquadrar no contexto de outras produções literárias sobre Portugal e Espanha que então vieram a terreiro.