Em Maio, a Direção do Ateneu de Coimbra aprovou formalmente a criação da Secção “Universidade Popular de Coimbra” e designou uma Direção provisória.
Para trás ficou já a realização de duas iniciativas, integradas nas Comemorações Populares do 25 de Abril em Coimbra.
A primeira, em 22 de Abril, uma tertúlia em torno do livro de Miguel Carvalho, “Quando Portugal Ardeu”, com a presença do autor. A sessão foi promovida em associação com a Casa-Museu Miguel Torga, com a colaboração da Câmara Municipal de Coimbra.
A segunda, em 17 de Maio de 2024 uma tertúlia à volta do filme/documentário intitulado “48”, com a presença da realizadora, Susana Sousa Dias, também em associação com a Casa-Museu Miguel Torga e com a colaboração da Câmara Municipal de Coimbra, desta vez também em colaboração com o Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Uma terceira tertúlia se perspetiva, para Junho, acrescentando ao rico contributo que o Ateneu de Coimbra sempre faz para as Comemorações Populares do 25 de Abril em Coimbra, de que foi pioneiro organizador e de que conserva a função de catalisador.