Lançamento da Universidade Popular de Coimbra (a ponta do véu)

Entre as múltiplas vertentes de atividade de natureza cultural e científica que a Universidade Popular de Coimbra prevê realizar, tem figura de destaque a vertente de formação ao longo da vida. Em princípio, a atividade de formação iniciar-se-á formalmente em fevereiro de 2025.

Antes, porém, a Universidade Popular de Coimbra será apresentada publicamente durante o mês de novembro, com um programa a anunciar, e algumas atividades que decorrerão em novembro/dezembro de 2024 e em janeiro de 2025.

Este projeto tem a ambição de intervir na sociedade honrando a memória de intelectuais que, como Bento de Jesus Caraça, procuraram democratizar a cultura e o conhecimento científico, numa perspetiva de “formação integral do indivíduo”. É uma ambição intrínseca aos valores e à história do Ateneu de Coimbra que se espera possa ganhar um ímpeto adicional de concretização através desta iniciativa.
Dinamizadas pela Universidade Popular, tiveram já lugar três tertúlias que se debruçaram sobre dois livros e um filme. Quis-se, com estes eventos, contribuir para a intervenção do Ateneu de Coimbra nas Comemorações Populares do 25 de Abril em Coimbra mas, além disso, dar o pontapé de saída na atividade da Universidade Popular de Coimbra.
O Ateneu de Coimbra tem estado a enquadrar esta iniciativa numa colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra, ainda em processo de formalização por protocolo, com base na Casa-Museu Miguel Torga.
Na tradição da exigência de rigor de Bento de Jesus Caraça, a Universidade Popular de Coimbra ambiciona obter a colaboração de reputados profissionais e de académicos que garantirão qualidade às atividades da Universidade.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top