Rómulo de Carvalho – pedagogo, divulgador de ciência, escritor, humanista

Hoje, 19 de fevereiro de 2025, passam vinte oito anos do falecimento de Rómulo de Carvalho, o António Gedeão, ambos autores de muitos livros.
Passou oito anos em Coimbra, entre 1950 e 1957, lecionando no liceu que então se chamava D. João III(*), tendo influenciado muitas gerações de jovens para as ciências. Neste período conviveu com importantes intelectuais de Coimbra , como Joaquim Carvalho e Silva Dias, opositores ao regime salazarista, e iniciou a sua atividade de investigação em história da ciência no nosso país.
Dificilmente alguém não conhecerá, mesmo que disso não se aperceba, pelo menos um poema de António Gedeão, o pseudónimo que Rómulo de Carvalho, na sua conhecida discrição, usava para autorar a sua produção literária. Muitos poemas seus foram musicados e interpretados por artistas muito populares no nosso país, como Manuel Freire ou José Nisa. A linguagem inovadora dos seus textos era, ainda durante a ditadura de Salazar e Caetano, uma espécie de luz que dava esperança num futuro em que os valores humanistas imperassem.
Autor prolífico de obras pedagógicas, Rómulo de Carvalho contribuiu decisivamente para aumentar o sucesso de gerações e gerações de estudantes, beneficiários da sua preocupação com a clareza, o rigor, e a inteligibilidade dos conceitos e das matérias de estudo.
Também se ocupou intensamente em contribuir para aumentar a literacia científica da sociedade, através de obras de divulgação onde, a par de uma linguagem acessível, nunca fez concessões ao rigor.
Homenagear Rómulo de Carvalho, condecorado e homenageado em vida, é também regozijarmo-nos com o prazer e os benefícios que o seu legado continuará a proporcionar-nos, sempre.

(*) hoje, Escola Secundária José Falcão.


Para saber mais

Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho da Universidade de Coimbra: https://www.uc.pt/iii/romuloccv/romulo/o_autor

Biblioteca Nacional Digital: https://purl.pt/12157/1/

António é o meu nome: https://www.romulodecarvalho.net/content/view/1/2/

Centro Nacional de Cultura: https://www.e-cultura.pt/artigo/22880

Antifascistas da Resistência: https://tinyurl.com/4tjd3nw3

Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Gede%C3%A3o

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top