
A primeira lição do curso terá lugar já no dia 7 de março de 2025, às 18 horas, no Conservatório de Música de Coimbra. As inscrições no curso estão a decorrer até 3 de março.
A linguagem e arquitetura da música
. A filósofa Susanne Langer dizia que a Música é o tempo tornado audível. De que elementos é composta a Música? Como se dispõem eles no tempo? Podemos dizer que desses elementos e da forma como eles estão organizados resultam semelhanças com a linguagem e com a arquitetura?
Acreditamos que decifrar uma obra, neste caso musical, nos aproxima de uma escuta mais ativa e, consequentemente, da fruição do objeto estético. Numa breve exposição dos conceitos e com recurso a exemplos tocados ao piano, procuraremos, em conjunto, encontrar respostas para estas e outras questões.
As inscrições estão a decorrer até 3 de março, podendo ser feitas aqui.
Catarina Peixinho orientará esta lição

Catarina Peixinho
Professora de piano e pianista acompanhadora no Conservatório de Música de Coimbra e membro do Quintetango. Como pianista acompanhadora tem participado em diversos concursos como o Concurso Internacional Cidade do Fundão, Concurso Internacional de Cordas Artur Fernandes Fão, Concurso Jovem.com e Prémio Jovens Músicos. Tem colaborado como pianista com a cantora Carla Caramujo, tendo sido convidada para representar Portugal no Festival de Música de Mérida, no México, e com o violetista Jorge Alves. É licenciada em Ensino da Música (Piano) pela Universidade de Aveiro, onde estudou com Álvaro Teixeira Lopes. É, também, licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra Ao longo do seu percurso, estudou com os pianistas Tânia Achot, Vitali Dotsenko, Alexei Eremin e Jaime Mota, tendo realizado masterclasses com os pianistas Vitalij Margulis, Edson Elias e Vladimir Viardo.
Apoios: Câmara Municipal de Coimbra | Cena Lusófona | Conservatório de Música de Coimbra