Curso “A Música – protagonista da História” – Lição n.º 2

A segunda lição do curso terá lugar no dia 14 de março de 2025, às 18 horas, na Sala Jorge Pais de Sousa, Cena Lusófuna – Pátio da Inquisição. As inscrições no curso estão a decorrer até 3 de março.


O Conteúdo Estético da Obra Musical
No início era o belo. Contudo, se são belos os sons que os meus ouvidos ouvem, outro entendimento poderá ser necessário para os distinguir.
Quem decide o que é belo? E se o belo for tão plástico quanto o tempo e o espaço? E se for o belo relativo? Poderei eu customizar “o meu” belo?
Não temos as respostas, mas podemos juntar as perguntas todas e trocar algumas ideias com a ajuda de uns poucos da Escola de Atenas num caminho que se propõe passar por tantos até Bourdieu e Adorno. O caminho será, intencionalmente, sonoro e percorrerá as estações da música pura à música programática; da música concreta à música funcional. Havemos de chegar ao fim da estrada passando, desejavelmente, pela rotura dos movimentos e terminando, de ouvidos cansados, com música hodie.

As inscrições no curso estão a decorrer até 3 de março, podendo ser feitas aqui.

Hugo Brito orientará esta lição

Hugo Brito

Nasceu em Coimbra no ano de 1985.Iniciou os seus estudos de violino no Conservatório de Música de Águeda com Ana Serrano e Raquel Costa e, posteriormente, terminou o Curso de Instrumentista de Cordas na Escola Profissional Artística do Vale do Ave com José Tavares. Na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto finalizou a Licenciatura em Violino (2008) e o Mestrado em Interpretação Artística (2012) na classe do Radu Ungureanu, tendo como orientador o Professor Doutor Francisco Monteiro, com a dissertação: “O Violino como Instrumento Polifónico: Evolução e Interpretação”. Durante o seu percurso trabalhou com os professores Yuri Nasushkin, Marina Kouzina-Koiffman, Aníbal Lima, Daniel Rowland, Alexei Michlin, Boris Kuniev, Roman Nodel, René Kubelik. No âmbito do Ciaccona International Music Course (Londres) teve a oportunidade de trabalhar com Iwona Boesche, Bela Katona, Arun Menon, Dona Lee Croft e Cynthia Fleming.

Concluiu o Mestrado em Ensino de Música no Instituto de Educação da Universidade do Minho (2013), sob a orientação da Professora Doutora Maria Helena Vieira, com o relatório de estágio: “Contributos para uma Etnopedagogia Musical”.É professor de violino no Conservatório de Música de Coimbra e colabora com o Departamento de Teoria da Educação, Educação Artística e Fìsica do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Obteve o Doutoramento em Estudos da Criança na Especialidade de Educação Musical sob a orientação da Professora Doutora Maria Helena Vieira da Universidade do Minho.

Apoios: Câmara Municipal de Coimbra | Cena Lusófona | Conservatório de Música de Coimbra

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top