Filosofia

Duração: 6 sessões de 1,5 horas cada uma, em dois períodos

Data de início: 7 de maio de 2025

Horário e calendário: primeiro período – 7, 14 e 21 de maio, das 18h00 às 19h30 | segundo período – 10, 17 e 24 de setembro, das 18h00 às 19h30.

Local: Sala de Formação do Sindicato dos Professores da Região Centro, Rua Bernardim Ribeiro, Coimbra

Limite de inscrições: 20 pessoas

Inscrições até ao dia 2 de maio de 2025, no formulário ao fundo desta página (as inscrições serão consideradas por ordem de chegada)









Créditos da imagem: José Luís Madeira

O curso

Com este Curso de Filosofia, pretende-se apenas fazer uma introdução geral a alguns temas da área da Filosofia, sem naturalmente tentar ser exaustivo, quer pela área, quer por condicionamento de tempo, quer por limitações do próprio docente.
Escolheu-se um conjunto de temas que preenchem algumas áreas fundamentais do pensamento filosófico, os quais serão explorados em termos históricos e críticos, numa linguagem que procurará ser acessível a quem tem bases filosóficas menos aprofundadas, pois penso ser esse o objetivo de tais cursos numa Universidade Popular.
De fora ficam sobretudo duas áreas que me parece merecerem cursos especiais por docentes que nelas sejam especialistas: A Estética, por um lado, e a Filosofia Política, por outro. Os responsáveis pela Universidade Popular saberão encontrar forma de suprir a ausência.
J.M.A.

Estrutura
  1. Temas de Filosofia do Conhecimento e da Ciência (2 sessões)
  2. Temas Metafísicos (1 sessão)
  3. Temas Antropológicos (1 sessão)
  4. Temas Éticos (2 sessões)

Docente: João Maria André

Nasceu em 1954 em Monte Real, Leiria. Licenciou-se (1979) e doutorou-se (1992) em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com uma tese sobre o filósofo e místico alemão Nicolau de Cusa. É professor catedrático aposentado, tendo ensinado nas áreas de Filosofia, da Cultura e do Teatro. Mais recentemente especializou-se no tema da Antropologia da Vulnerabilidade e Éticas do Cuidado. É autor de vários livros sobre Filosofia do Renascimento, sobre Diálogo Intercultural e sobre Teatro. Destacam-se, entre outros: Pensamento e afetividade: sobre a paixão da razão e as razões das paixões (1999), Multiculturalidade, identidades e mestiçagem: o diálogo intercultural nas ideias, na política, nas artes e na religião (2012) e Jogo, corpo e teatro. A arte de fazer amor com o tempo (2016). Últimas publicações: Douta ignorância, linguagem e diálogo: o poder e os limites da palavra em Nicolau de Cusa (2019), Doze proposições sobre livros, leitura e hospitalidade (com desenhos de Pedro Pousada – 2021)¸ Renascimento e Modernidade: releituras filosóficas (2022) e Pelos caminhos de Hermes: culturas, educação, hospitalidade e mediação (2024). Tem desenvolvido igualmente uma intensa atividade cultural, nomeadamente através da tradução, dramaturgia e encenação na Cooperativa Bonifrates de Coimbra e no Teatro Académico de Gil Vicente, de que foi Director de 2001 a 2005. Em poesia publicou Rostos suspensos (2001), Estilhaços em poemas (2009)e Pontos de fuga (ensaios foto-poéticos com fotografias de Elsa Margarida Rodrigues, 2022).

Inscrição

Scroll to Top