Duração: 4 sessões de 1,5 horas cada
Data de início: a definir
Horário e calendário: a definir
Inscrições: em data a definir. Uma inscrição provisória pode ser feita num formulário.
O Curso
A Música constitui um elemento central da História da Humanidade, pensa-se, desde que a vocalização revelou qualidades distintivas de interpretação da realidade e de comunicação entre os humanos. Linguagem que sempre foi, a Música foi moldando a sua intervenção nas sociedades, influenciando e influenciando-se, construindo e adaptando formas de organização do discurso formal, fundindo-se nas demais artes, ardendo nas fogueiras da Inquisição ou, pelo contrário, vitoriando aquele fogo.
O Curso que se propõe ao público da Universidade Popular de Coimbra pretende abrir caminho ao conhecimento das formas musicais e sua evolução através do tempo, ao contacto com os instrumentos musicais e respectivo desempenho ao longo da História, à visitação e análise das obras mais representativas da literatura musical e, destas, aquelas que constituíram a “secção” da música portuguesa na cultura musical universal.
Docentes
Catarina Peixinho
Professora de piano e pianista acompanhadora no Conservatório de Música de Coimbra e membro do Quintetango. Como pianista acompanhadora tem participado em diversos concursos como o Concurso Internacional Cidade do Fundão, Concurso Internacional de Cordas Artur Fernandes Fão, Concurso Jovem.com e Prémio Jovens Músicos. Tem colaborado como pianista com a cantora Carla Caramujo, tendo sido convidada para representar Portugal no Festival de Música de Mérida, no México, e com o violetista Jorge Alves. É licenciada em Ensino da Música (Piano) pela Universidade de Aveiro, onde estudou com Álvaro Teixeira Lopes. É, também, licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra Ao longo do seu percurso, estudou com os pianistas Tânia Achot, Vitali Dotsenko, Alexei Eremin e Jaime Mota, tendo realizado masterclasses com os pianistas Vitalij Margulis, Edson Elias e Vladimir Viardo.
Hugo Brito
Nasceu em Coimbra no ano de 1985.Iniciou os seus estudos de violino no Conservatório de Música de Águeda com Ana Serrano e Raquel Costa e, posteriormente, terminou o Curso de Instrumentista de Cordas na Escola Profissional Artística do Vale do Ave com José Tavares. Na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto finalizou a Licenciatura em Violino (2008) e o Mestrado em Interpretação Artística (2012) na classe do Radu Ungureanu, tendo como orientador o Professor Doutor Francisco Monteiro, com a dissertação: “O Violino como Instrumento Polifónico: Evolução e Interpretação”. Durante o seu percurso trabalhou com os professores Yuri Nasushkin, Marina Kouzina-Koiffman, Aníbal Lima, Daniel Rowland, Alexei Michlin, Boris Kuniev, Roman Nodel, René Kubelik. No âmbito do Ciaccona International Music Course (Londres) teve a oportunidade de trabalhar com Iwona Boesche, Bela Katona, Arun Menon, Dona Lee Croft e Cynthia Fleming.Concluiu o Mestrado em Ensino de Música no Instituto de Educação da Universidade do Minho (2013), sob a orientação da Professora Doutora Maria Helena Vieira, com o relatório de estágio: “Contributos para uma Etnopedagogia Musical”.É professor de violino no Conservatório de Música de Coimbra e colabora com o Departamento de Teoria da Educação, Educação Artística e Fìsica do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Frequenta o Programa de Doutoramento em Estudos da Criança na Especialidade de Educação Musical sob a orientação da Professora Doutora Maria Helena Vieira.
Manuel Pires Rocha
Nasceu em Coimbra, em 1962. Diplomado pela Escola Estatal de Música Gnessin, de Moscovo. Docente, desde 1988, no Conservatório de Música de Coimbra (tendo ali exercido funções de director entre 2005 e 2017).
Realizou trabalhos como músico, sobretudo em música popular, com nomes como Brigada Victor Jara (que integra desde 1977), Adriano Correia de Oliveira, Manuel Freire, Fausto, Vitorino, José Medeiros, Mísia, Filipa Pais, Carlos do Carmo, entre muitos outros.
Paralelamente, realizou trabalhos diversos, em diferentes áreas, de que destaca a série de documentários para a RTP sobre a música popular portuguesa, realizados a partir da série de Michel Giacometti e Alfredo Tropa “Povo que Canta”, tendo colaborado, como músico, com grupos de teatro e participando em bandas sonoras para cinema e televisão.
Integrou grupos de trabalho do Ministério da Educação para a reforma do Ensino Artístico Especializado. Participou, por indicação do Ministério da Cultura no grupo de trabalho da Comissão Europeia responsável por definir “O papel das instituições artísticas e culturais na promoção de um melhor acesso e de uma participação mais ampla na cultura. Sinergias entre a cultura e a educação, especialmente educação artística”.
Integrou, por indicação do Ministério da Educação, a Comissão Executiva do Projeto Meridiano, responsável pela criação de uma plataforma digital de divulgação da música portuguesa e a Comissão Administrativa Provisória (instaladora) do Conservatório de Música de Loulé. Realiza frequentemente trabalho de divulgação musical junto de públicos escolares.